Blog
Gemma

Título da Notícia

Vista cansada, você sabe o que é?

14/11/2018

Você já ouviu falar em vista cansada? Pois saiba que isso realmente existe, e é chamado cientificamente de Presbiopia. Acontece principalmente em pessoas acima dos 40 anos.

Como é ocasionado?

A Presbiopia ou “vista cansada” é a perda de capacidade visual para focalizar objetos de perto. Isso acontece quando a Lente interna do olho denominada cristalino, começa a perder a elasticidade para regular o foco, afetando a visão de objetos que estão próximos.

Quais os sintomas da vista cansada?

Apesar do problema geralmente chegar com a idade, outros fatores podem ocasionar a vista cansada, como anemia, diabetes, doenças cardiovasculares, uso de medicamentos como depressivos e diuréticos, esclerose múltipla, dentre outros. Além da dificuldade de enxergar “de perto”, outros sintomas como dor ao redor dos olhos, ardência, lacrimejamento e dores de cabeça podem ser percebidos pelo portador de presbiopia.

Um exame ocular minucioso dá o diagnóstico da doença. O oftalmologista verifica a piora gradativa da visão, bem como realiza exame físico para analisar a sensibilidade visual, a eficácia da refração — quando o feixe de luz, vindo de um ambiente externo, penetra o globo ocular criando a visão na retina —, e a habilidade do cristalino de se moldar em variadas distâncias.

Vista cansada tem cura?

O uso de óculos  é recomendado para corrigir a presbiopia. Se você também tem dificuldade também para ver de longe é possível utilizar uma lente multifocal.

Daí vem a importância da realização periódica de exames de vista. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o tratamento.

Aqui na Gemma Jóias fazemos exames de vista mensalmente. Ligue e agende seu horário.

Notícias
Relacionadas